Um prefixo, uma história: Redentor 47627

Em 1998, o Grupo Redentor fez a maior compra junto a montadora Volvo no país, na época. Foram mais de 130 chassis B10M montados sob carrocerias Marcopolo Torino GV e Marcopolo Viaggio GV 1000.

Redentor - 47627 Marcopolo Torino GV
Os veículos foram distribuídos pelas três empresas do grupo, sendo que a Viação Redentor ficou apenas com os veículos rodoviários e a Litoral Rio Transportes, que ainda fazia parte do grupo, e a Transportes Futuro, recém-criada, ficaram com os urbanos. Desses veículos, grande parte ficou na Futuro.

Na Litoral, algumas unidades climatizadas, foram direcionadas para a linha 701. Como a tarifa era diferenciada, mesmo com itens de conforto como a “Rádio Litoral”, o serviço não deu certo e com o auge da crise causada pelo transporte clandestino, o Grupo Redentor, no intuito de oferecer um serviço climatizado mais barato entre o centro do Rio e Jacarepaguá, transferiu cinco torinos climatizados da Litoral para a Redentor e criou um novo serviço na linha Castelo X Taquara Via Grajaú-Jacarepaguá.

Os veículos receberam numerações do serviço rodoviário, além da mesma pintura usada nesse serviço da Redentor. Tempos depois, eles começaram a operar em horários extraordinários na linha 268, mesmo com a numeração rodoviária.

Como o serviço deu certo, os veículos foram efetivados na 268 e receberam a numeração urbana. Foram numerados de 47627 a 47631.

No final de 2002, esses carros foram para a 2113, aonde ficaram até 2004, com a chegada dos Neobus Thunder para a linha. Em 2006, os Torinos foram substituídos por Neobus Mega.

PENTAX Image

O 47627, carro retratado nesta matéria, desde que chegou na empresa, até a sua recente saída, sempre foi efetivo na 268 (posteriormente dividida em 348, 352 e 368), com breve passagem na 332 e 613.

Nesses anos em que o 47627 foi um Mega 2006, ele teve praticamente um motorista efetivo: o Geraldo que só deixou o 47627 quando se afastou da empresa.

Redentor - 47627 Neobus Mega 2006

Em 2013, a empresa chegou a receber um Mega Plus com a numeração 47627, porém, o veículo foi renumerado e o antigo continuou em operação.

Finalmente em 2014, o 47627 se tornou um Neobus Mega Plus com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec V.

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Texto: JC Barboza
Fotos: Alex de Souza Cornélio / Diego Almeida Araújo

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