OCD Holding

Conhecendo o CAIO Vitória – Noleto – 48098

De um sonho de criança a reforma de uma lenda. Conheça a história do Vitória que virou sensação por reviver uma clássica pintura dos anos 90: A pintura das barrinhas da Auto Viação Alpha, que era um “padrão” em algumas empresas do grupo Guanabara.
 photo Logo.jpg
Tudo começa em Agosto de 1994, quando a Alpha, em mais uma de suas renovações, recebe um lote de CAIO Vitória sobre chassi Mercedes-Benz OF-1620. Um deles era o 48098, placa LAF-1551.
 photo CDO_RJ_RJ_ALPHA_0159.jpgCarro do mesmo loteFonte: http://www.ciadeonibus.com

Em 1998, a mesma recebe um lote de Ciferal Padron Cidade I Mercedes-Benz OF-1721 e substitui esse lote de Vitória.
 photo CDO_RJ_RJ_ALPHA_0040.jpgO substituto. Fonte: http://www.ciadeonibus.com

A paulista Santo Estevam adquire o veículo e o numera como 15 250. A mesma S.Estevam viraria Vila Formosa algum tempo depois . Alguns anos depois, ela repassa o carro para a TransKuba, onde o mesmo ganha a numeração 7 7084.
 photo padronvitoria_vilaformosa_15250_01.jpg
Foto dele em operação em São Paulo. Fonte: http://www.revistaportaldoonibus.com/

Em 2004, ainda no governo Marta Suplicy, algumas empresas foram fechadas e seus veículos levados para depósitos. Em 2016, o governo decide leiloar os vários ônibus parados nos pátios. Muitos deles seguiram para desmanches. Mas não seria o caso do LAF-1551. Um revendedor arremata alguns carros no leilão e os coloca a venda na internet.

Veja fotos do carro na época do leilão. photo 001_1.jpeg
 photo 002_1.jpeg
 photo 003_1.jpeg
 photo 004_1.jpegDaí, o atual proprietário vê o anuncio e se interessa pelo carro. A compra foi feita para realizar uma vontade dele, que era ter um ônibus antigo.

Ao subir no teto do carro, ainda constava a sua numeração original, 48098. Daí a ideia de reformar o veículo conforme suas características originais. A ideia é apenas ter um ônibus de coleção, que faça as pessoas relembrarem o passado.
 photo 007.jpegFotos ainda em São Paulo.
 photo 006.jpeg

Confira como foi a reforma desse clássico!

 photo 001_2.jpgUma das primeiras coisas a serem feitas foi a retirada do escapamento para o alto, padrão de São Paulo.
 photo 002_2.jpgAqui, já com o escape recolocado para a parte inferior do veículo.
 photo 003_2.jpgA traseira ganhou mais uma barra antes do para-choque, para que ficasse mais rebaixada.
 photo 008.jpeg
O interior já sendo desmontado para inversão do fluxo de embarque.
 photo 005_1.jpg
 photo 006_1.jpg
 photo 007_1.jpgLateral próximo a porta traseira antes da caixa de itinerário lateral…
 photo 004_2.jpgE depois da caixa.
 photo 009.jpegAntes de se colocar a pintura atual, foi utilizado removedor de tinta para que se evitasse qualquer imperfeição. Repare na foto abaixo que ainda da para se ver o nome “Alpha” original do carro. Foram retiradas quatro camadas de pintura.
 photo 010.jpeg
 photo 011.jpeg
 photo 012.jpegEssa tinta azul foi aplicada para que os pintores pudessem confirmar que a lataria não tinha nenhuma imperfeição.
 photo 013.jpegApós, foi aplicada a base para a tinta branca. E já demarcando as barras da pintura.
 photo 014.jpeg
 photo 015.jpeg
 photo 016.jpeg
 photo 017.jpeg
 photo 018.jpeg
 photo 019.jpeg
 photo 020.jpeg

Agora, recebendo os últimos detalhes, como letreiros, numeração, etc.
 photo 001.jpeg
 photo 002.jpeg
 photo 004.jpeg
 photo 003.jpeg

Veja agora como ficou depois de pronto!
 photo 010.jpg
 photo 011.jpg
 photo 012.jpg
O interior foi refeito, colocando o embarque novamente pela traseira, conforme layout original.
 photo 016.jpg
 photo 017.jpg
 photo 013_1.jpg
 photo 014.jpg
 photo 015_1.jpg

Fotos: Rodrigo Gomes, Fernando Noleto, Rafael Machado e Rafael Selau, com participação de Luis Gustavo Travassos, Leandro Portugal, Roberto Claudio N. Farias e Adriano Minervino.

Em breve, mais fotos dessa maquina!

Vídeo do carro em ação!

Agradecimentos: A Alvaro Gonzalez, da ID Bus, por todo o projeto gráfico do carro(desenho do layout externo e padronização das lonas de vista), A Rafael Selau da Borges Reformadora, responsável pela reforma do veículo e a Fernando Noleto, proprietário do veículo, por confiar na equipe OCD Holding para ajuda na execução e para as fotos de divulgação do veículo.

Além de Wesley Araújo, através de comentário no site Ônibus Brasil auxiliando na pesquisa da procedência e dos sites Cia de Ônibus e Portal do ônibus(com as fotos antigas).

Compartilhe este post

7 comentários em “Conhecendo o CAIO Vitória – Noleto – 48098”

  1. Parabéns pela iniciativa, coisa que as encarroçadoras poderiam fazer era guardar ao menos uma unidade de cada modelo lançado e colocar no museu. Fico feliz pela disposição e carinho do Noleto nessa missão.

  2. Bom dia amigos!! Chamo-me Fabio e soube deste trabalho que fizeram, o qual resgataram a memória deste Padron Vitória, oriundo da Auto Viação Alpha. Digo a cada um que me emocionei ao ver o trabalho e o vídeo publicado, sabe porquê? Meu pai foi motorista por muitos anos na Auto Viação Alpha e se aposentou nesta empresa e este ônibus era efetivo de meu pai, o famoso 48098, gostaria muito de ver esta máquina de perto e levar meu pai para rever esta história. Tenho até interesse em adquirir este veículo, pois faz parte de minha lembrança na minha adolescência. Aguardo seu contato e deixarei meu Whatsapp (61) 982379335. Saibam que cada um resgatou algo adormecido e para mim foi muito importante. Fiquem com Deus e parabéns pelo brilhante trabalho.

  3. Prezados, boa noite!! Venho parabenizar a todos pelo brilhante trabalho. Descobri este trabalho e fiquei muito emocionado, sabe pq? Meu pai é aposentado e motorista de ônibus da Auto Viação Alpha e tenho feito trabalhos de maquete afim de retornar à nossa memória aquilo que eu vivi na minha infância. Ao ver o Padron Vitória revitalizado por vocês me emocionei mais ainda, pois o 48098 foi o ônibus efetivo dirigido pelo meu pai, enquanto motorista ativo da Alpha. Ou seja, vocês fizeram meus olhos lacrimejarem de emoção profunda. Gostaria de uma oportunidade de ver este ônibus de perto junto com meu pai e poder relembrar dos momentos marcantes de minha infância. Caso seja possível, gostaria de deixar meu contato (61) 982379335 para que possamos ter o prazer de ter o contato com esta máquina. Um grande abraço a todos e aguardo retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.