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Redentor volta a integrar pool da 810A

Desde o último dia 23 de março, a Viação Redentor voltou a integrar o pool da linha 810A Taquara X Pontal que a empresa tinha deixado desde que o Grupo Redentor assumiu as linhas da Auto Viação Bangu. Os carros que integravam a linha foram direcionados na época para linhas que a Redentor assumiu da Transportes Barra como 966A e 991A.

A linha, que possui frota determinada pela prefeitura de 38 veículos, é operada com muito menos que isso já que a Santa Maria passa por dificuldades e não tem frota suficiente para atender a frota total determinada. A Viação Redentor direcionou para a integrar a frota da linha o que tem de mais novo em sua frota. São seis unidades do Neobus Mega Plus com chassi Mercedes-Benz OF-1721L fabricados em 2016. Os carros fixos são os seguintes: 47514, 47536, 47575, 47730, 47890, 47892.

Na quarta-feira, 12, por problemas operacionais da Santa Maria, o Grupo Redentor, através da Redentor e Transportes Futuro, disponibilizou 17 carros para a operação da linha 810A.

Origem da linha

A linha tem origem em 1994 quando a linha 268 Praça 15 X Riocentro da Redentor, passou a ter uma variante saindo de Vargem Grande até o centro do Rio. Após mais um prolongamento passou a fazer ponto final no Largo do Piabas junto com a linha 382, atual Integrada 9.

Sempre foi operada com três ônibus e após a licitação de 2011, ela ganhou numeração própria: 347. A linha também tinha uma variante via Autódromo que não durou muito tempo por motivos desconhecidos. Ficou apenas a versão original que era via Auto Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

Só que a 347 foi extinta e no seu lugar foi criada a linha 810 Piabas X Hospital Cardoso Fontes que mantinha o mesmo percurso da 347 até o Cardoso Fontes. A frota inicial da linha era de 4 carros chegando a ter 6 efetivos.

Com a criação do corredor Transcarioca do BRT, a linha foi encurtada e transformada em alimentadora. Ali nascia a 810A Curicica X Pontal em substituição as linhas 747 Vargem Grande X Madureira da Santa Maria e da 810 original.

Em acordos operacionais, posteriormente a linha foi prolongada até o Terminal Taquara de integração com o BRT e agora tem a denominação 810A Pontal X Taquara.

Texto JC Barboza
Fotos JC Barboza / Rodrigo Gomes

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