O pequeno Ciferal Minimax

A Ciferal apresentava em 2003 o Minimax, seu então mais novo micro ônibus urbano destinado para o mercado brasileiro e de exportação. O veículo foi desenvolvido e construído para atender as necessidades e expectativas dos frotistas por um micro-ônibus pequeno, mais ágil que o ônibus convencional e com preço competitivo.

O Minimax possuía a identidade da marca Ciferal, com desenho moderno, linhas arrendondadas e visual limpo e leve. Com peso 300 quilos menor que o dos concorrentes e manutenção simples e fácil, o veículo destacava-se pelas caracteristicas de funcionalidade para o transporte em centros urbanos.

O novo modelo oferecia ao frotista o menor custo aliado a robustez, dando ao empresário um produto que permite tornar mais eficiente o seu negócio.

Com o lançamento do Minimax, a Ciferal consolidava sua posição como empresa especializada no desenvolvimento e produção de modelos urbanos funcionais e robustos. O veículo tem as mesmas características que contribuíram para o rápido sucesso do Citmax (lançado em setembro de 2003 e que tinha ultrapassado á época as 1.200 marcas comercializadas em todo o país).

Outro importante fato se deve a analise que, devido à queda do número de passageiros transportados e aos diversos outros problemas que afetam o transporte coletivo nos grandes centros urbanos, como a falta de investimento em infra-estrutura e a baixa velocidade média em linhas, a necessidade de veículos menores é uma realidade brasileira, dando o destaque aos pequenos notáveis.

Menor custo e tempo de manutenção : Minimax funcionalidade ao máximo

O Minimax apresentava um novo conceito na construção de sua estrutura, mais resistente e leve que os utilizados nos mini e micro-ônibus já fabricados no país. Sua carroceria era constituída com anéis estruturais passantes em aço que envolve todo o conjunto, proporcionando maior rigidez e permitindo ganhos de redução de peso, com aumento de sua resistência torcional, comprovados em análises numéricas e dinâmicas.

Ciferal Minimax: Foco para o segmento urbano

Com foco direcionado para o segmento urbano, a Ciferal registrou crescimento de 46 % nos seis primeiros meses de 2004. O aumento na produção e nas vendas da Ciferal deve-se também às mudanças realizadas na empresa, como a aplicação do sistema produtivo Marcopolo e os investimentos realizados nos processos de fabricação e no treinamento de funcionários. A especialização foi o caminho escolhido para fabricar ônibus com padrões inéditos de qualidade, avançado design e preço extremamente competitivo. 

A empresa investiu cerca de R$ 5 milhões em sua linha de produção com 58 anos de atividades , o Ciferal Minimax foi o resultado da elevada tecnologia, onde o produto é extremamente confiável e de soluções avançadas.

O Ciferal Minimax teve sua produção descontinuada em 2009 junto com o seu “irmão” Citmax.

Fonte: Inbus Transport
Fotos: Acervo OCD Holding

Compartilhe este post
Matéria anterior
Próxima matéria

Mais vistas do dia

Uma nova empresa surge no mercado de fretamento e turismo do Rio de Janeiro
Tj Turismo com novos DD's na frota
Tecnobus, a fábrica de ônibus da Itapemirim
Transportes Paranapuan celebra 70 anos revivendo pintura histórica
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.