OCD Holding

Condor – A lendária carroceria de duralumínio

A nossa Condor inicialmente foi originada ao nome da carroceria urbana da Ciferal Paulista (subsidiária da Ciferal Rio) que produziu no biênio 1978/1979. Ao todo foram 552 modelos Condor na versão urbana e apenas uma carroceria rodoviária. A partir de meados de 1979 (com a separação da matriz carioca), a Ciferal Paulista passa a se chamar Condor.

Fagundes - RJ 101-001 Condor

Ao todo foram comercializadas 5520 unidades produzidas no bairro do limão, em SP, sendo ainda construídas 35 carrocerias rodoviárias (denominadas Anhanguera) e apenas dois articulados em 1983. Com a forte missão de substituir a antiga patente da gigante encarroçadora do Rio, a Condor fez muito sucesso, principalmente pelas empresas de transporte coletivo nas principais cidades do sudeste, até mesmo fazendo concorrência na cidade maravilhosa.

PENTAX Image

Porém em 1984 é agravada a situação da empresa, deixando de fabricar ônibus no auge da sua produção em série, na qual foi deflagrada a sua falência no final de 1984. Tempos depois é adquirida como massa falida e surge a Thamco no ano seguinte que deu origem a San Marino – Neobus, mas isso é outra história que veremos um dia…

Colégio Sete de Setembro - Condor

Fonte: Inbus Transport
Fotos: Acervo OCD Holding

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.