Um prefixo, uma história: 47634 e seus Megas

Entre o fim de 2005 e o início de 2006, o Grupo Redentor adquiriu para as três empresas do grupo,  75 unidades do Neobus Mega 2006 com motorização OF-1722M/59. Para a Transportes Barra foram 24 unidades, que estrearam na linha 754 Sulacap X Barra da Tijuca e depois foram pra 241 Praça Mauá X Taquara e para a Transportes Futuro, 41 unidades que estrearam na 755 e não possuíam ar condicionado assim como os da Barra. Já as 10 unidades direcionadas para a Viação Redentor eram climatizadas e foram direcionadas para a linha 268 e suas variantes. Um deles foi o 47634 que abordaremos sua trajetória na empresa.

47634-4

O novo 47634 que chegava em 2006, substituía um Torino GV montado sobre chassi Volvo B10M automático adquirido em 1998 e que fazia parte da maior venda de chassis da montadora para uma empresa privada na época.

Sua primeira pintura na empresa, foi a dos veículos climatizados, utilizada também nos rodoviários.

Com o Panamericano de 2007, foram criadas linhas especiais para o deslocamento entre os locais que seriam realizados eventos e a Barra da Tijuca. Essas linhas eram:  Engenhão x Alvorada e Del Castilho X Alvorada. Com isso, o 47634, assim como demais veículos da empresa, recebeu uma adesivação do evento.

Após o Panamericano, uma dessas linhas foi efetivada, a Del Castilho X Alvorada, atualmente numerada como 614. A linha passou a integrar com o metrô na estação Nova América e como isso o 47634 recebeu a pintura da integração metrô. Meses depois, recebia vista eletrônica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a renovação da frota da 614 em 2012, o 47634 foi direcionado para o “trio” de linhas que parte do Riocentro para o centro da cidade: 348, 352 e 368. Ficaram nessas linhas até serem substituídos em 2014

Ainda em 2012, como resultado da licitação, recebeu a pintura padronizada e o “C” do consórcio Transcarioca na sua numeração.

47634C

Em 2013, a empresa chegou a receber um Mega Plus com a numeração 47634, porém, o veículo foi renumerado e o antigo continuou em operação.

Finalmente em 2014, o 47634 se tornou um Neobus Mega Plus com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec V. Os megas 2006 das demais empresas do grupo saíram bem antes, em 2011.

47634 Mega Plus
Texto JC Barboza
Fotos Rodrigo Gomes

Compartilhe este post
Matéria anterior
Próxima matéria

Mais vistas do dia

Coesa Transportes recebe 12 veículos da Marcopolo
Conheça os novos ônibus da Rio Doce
Camurujipe renovando a frota com veículos Busscar
Auto Viação Vera Cruz renova sua frota intermunicipal
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.