OCD Holding

Um prefixo, uma história: 47634 e seus Megas

Entre o fim de 2005 e o início de 2006, o Grupo Redentor adquiriu para as três empresas do grupo,  75 unidades do Neobus Mega 2006 com motorização OF-1722M/59. Para a Transportes Barra foram 24 unidades, que estrearam na linha 754 Sulacap X Barra da Tijuca e depois foram pra 241 Praça Mauá X Taquara e para a Transportes Futuro, 41 unidades que estrearam na 755 e não possuíam ar condicionado assim como os da Barra. Já as 10 unidades direcionadas para a Viação Redentor eram climatizadas e foram direcionadas para a linha 268 e suas variantes. Um deles foi o 47634 que abordaremos sua trajetória na empresa.

47634-4

O novo 47634 que chegava em 2006, substituía um Torino GV montado sobre chassi Volvo B10M automático adquirido em 1998 e que fazia parte da maior venda de chassis da montadora para uma empresa privada na época.

Sua primeira pintura na empresa, foi a dos veículos climatizados, utilizada também nos rodoviários.

Com o Panamericano de 2007, foram criadas linhas especiais para o deslocamento entre os locais que seriam realizados eventos e a Barra da Tijuca. Essas linhas eram:  Engenhão x Alvorada e Del Castilho X Alvorada. Com isso, o 47634, assim como demais veículos da empresa, recebeu uma adesivação do evento.

Após o Panamericano, uma dessas linhas foi efetivada, a Del Castilho X Alvorada, atualmente numerada como 614. A linha passou a integrar com o metrô na estação Nova América e como isso o 47634 recebeu a pintura da integração metrô. Meses depois, recebia vista eletrônica.

Com a renovação da frota da 614 em 2012, o 47634 foi direcionado para o “trio” de linhas que parte do Riocentro para o centro da cidade: 348, 352 e 368. Ficaram nessas linhas até serem substituídos em 2014

Ainda em 2012, como resultado da licitação, recebeu a pintura padronizada e o “C” do consórcio Transcarioca na sua numeração.

47634C

Em 2013, a empresa chegou a receber um Mega Plus com a numeração 47634, porém, o veículo foi renumerado e o antigo continuou em operação.

Finalmente em 2014, o 47634 se tornou um Neobus Mega Plus com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec V. Os megas 2006 das demais empresas do grupo saíram bem antes, em 2011.

47634 Mega Plus
Texto JC Barboza
Fotos Rodrigo Gomes

Compartilhe este post
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.