As linhas dos jogos Panamericanos

Vamos relembrar uma outra época importante, os Jogos Panamericanos de 2007?

51089

Para os jogos de 2007, ainda não havia previsão da construção dos BRTs que hoje servem a região da Barra da Tijuca. Por se tratar de uma região importante na ótica dos jogos e carente de transportes, algumas medidas tiveram que ser tomadas, como criação de novas linhas:

Foi o caso da linha “Metrô Barra” que ligava o terminal Alvorada a estação do Metrô da rua Siqueira Campos, em Copacabana.

47711

Apesar da estação Cantagalo já estar pronta e quase em operação comercial, o entorno da estação não tinha espaço para alocar os ônibus. E de lá já saía também a extensão “Metrô Gávea”, que já rodava há alguns anos.

A linha foi criada como extensão da linha 1 do Metrô carioca, sendo chamada de “Metrô na superfície”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A linha começou com as empresas Redentor, Amigos Unidos, Pégaso, Jabour e Real, cada uma com 4 veículos. A Redentor e a Jabour compraram 4 Neobus Mega MB OF-1722M zero km para iniciar a operação da linha. A Real adquiriu 4 Viales VW 17-230 EOD que, junto com mais um que viria a ser comprado para aumento de frota da linha, os únicos Viales da empresa. A Pégaso pintou 4 Viales OF-1721 de sua frota e a Amigos Unidos comprou 4 Apache Vip I OF-1721 da Viação Verdun. Com o tempo, Pégaso e Amigos Unidos compraram carros novos também, sendo 4 Apache Vip I VW 17-230 EOD e 4 Svelto VW 17-230 EOD, respectivamente. Posteriormente, as empresas foram pressionadas a aumentar a frota da linha, logo cada uma comprou mais um de cada modelo que já operava.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A linha chegou a ter uma variante pela Praia da Barra da Tijuca, que não durou muito tempo.

41160

Em 2009, a Amigos Unidos (que havia mudado de direção) resolve sair do serviço, para ceder os carros para outra empresa do grupo, a Ocidental e criar o serviço “Novo conceito”, que não durou muito tempo. Os carros acabaram voltando para a Amigos Unidos que passou a apoiar a operação da linha 397 da Ocidental.

51023

Após a licitação do transporte carioca em 2010, a prefeitura do Rio passou a dar numero a algumas linhas. A mesma ganhou o numero 525 e já operava até a General Osório, em Ipanema, apenas, já que a estação já tinha sido inaugurada.

A linha chegou a voltar por um tempo para a estação Siqueira Campos, devido ao inicio das obras da linha 4 do Metrô, ligando Ipanema ao Jd. Oceânico, na Barra da Tijuca. Mas atualmente opera na General Osório. Em 2014, a Pégaso, que passava por reformulação de linhas, deixa a linha para se dedicar somente a zona oeste.

47503C

Atualmente, a linha 525 foi encerrada quando a linha 4 do Metrô entrou em plena operação comercial.

Compartilhe este post
Matéria anterior
Próxima matéria

Mais vistas do dia

Viação Barra do Piraí renova a frota com Torino e apresenta nova identidade visual
Tecnobus, a fábrica de ônibus da Itapemirim
Viação Cometa, do Papo Amarelo ao Flecha Azul LXV
Ciferal, no pioneirismo em carrocerias de alumínio
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.