Marcopolo exporta ônibus Viale BRT para sistema de transporte público da Guatemala

A Marcopolo, líder nacional e uma das principais fabricantes mundiais de carrocerias para ônibus, em parceria com a Volvo fará a entrega de 30 veículos Viale BRT para o Transmetro, sistema de transporte massivo da Guatemala. As unidades produzidas na fábrica da empresa de Ana Rech, em Caxias do Sul, proporcionarão mais conforto e segurança no serviço que beneficia mais de três milhões de pessoas no país.

marcopolovialebrt_transmetro_1

“Nos últimos anos governo da Guatemala tem investido consistentemente na aquisição de novos ônibus para a elevação do padrão de qualidade do transporte coletivo. A Marcopolo já forneceu mais de 80 ônibus e nosso objetivo é consolidar a nossa marca nesse importante mercado. Serão 20 unidades do modelo articulado e dez biarticulados”, explica o gerente-executivo de negócios internacionais da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.

Com 28,13 metros de comprimento, o Marcopolo Viale BRT Biarticulado foi desenvolvido para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. Conta com oito portas de serviço em nível e tem capacidade para transportar 55 passageiros sentados e 195 passageiros em pé. Com chassi Volvo B340M EURO V, possui espaço para cadeirante e destaca-se pelo conforto e versatilidade apresentada no uso em grandes centros urbanos.

Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros. Os veículos contam ainda com sistema de ventilação CityVent, que proporciona renovação de ar mais eficiente, menor custo de manutenção e operação, baixo nível de ruído e melhor controle da ventilação interna, três monitores, três câmeras de monitoramento e internet sem fio (Wi-Fi).

As 20 unidades do modelo Marcopolo Viale BRT Articulado possuem 20 metros de comprimento total e contam com espaço para cadeirante. Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, resulta em maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Os veículos têm ainda dois monitores, três câmeras de monitoramento, internet sem fio Wi-Fi e sistema de ventilação CityVent, que proporciona renovação de ar mais eficiente, menor custo de manutenção e operação e baixo nível de ruído.

marcopolovialebrt_transmetro_2

Implementado em julho de 2010, o projeto Transmetro tem a previsão de beneficiar mais de três milhões de pessoas, com veículos que possuem elevada capacidade de transporte de passageiros que trafegam em pistas exclusivas nas principais vias da cidade. O sistema possibilita que o transporte coletivo seja mais eficiente, rápido, acessível e de grande conforto, diminuindo o número de automóveis nas ruas, o que  desafoga o trânsito, além de contribuir para a preservação ambiental, com a redução da emissão de poluentes, e menor custo.

De Secco Consultoria de Comunicação
Imagens Douglas de Souza Melo

Compartilhe este post
Previous Article
Next Article

Mais vistas do dia

Tj Turismo com novos DD's na frota
Tecnobus, a fábrica de ônibus da Itapemirim
Jabour vem de Ideale
Novos ônibus na frota da Vera Cruz

Instagram

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.