Unidade metropolitana da Santa Maria fica com os três Torino 1418 que eram da Transnacional campinense

A unidade metropolitana da Santa Maria ficou com os três Marcopolo Torino encarroçados sob o chassi OF-1418 da Mercedes-Benz que pertenceram à Transnacional campinense. A empresa renovou sua frota nesse ano, substituindo 10 veículos; os três que agora estão com a Santa Maria e mais sete encarroçados sob chassi OF-1722M que estão na Nacional de Luxo.

5319

As unidades, fabricadas em 2009, modelo 2010, rodaram na Transnacional campinense com as numerações 0705 (3005), 0707 (3007) e 0711 (3011). Na Santa Maria, receberam respectivamente as numerações 5319, 5320 e 5321, aumentando a numeração da linha, que até então ia até 5318, com os quatro veículos que rodam em Bayeux.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os veículos receberam o padrão de pintura das linhas metropolitanas. Possuem duas portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Como foram escalados para as linhas 5301 e 5302, que adotam tarifa seccionada, o embarque e o desembarque nesses veículos é feito unicamente pela porta dianteira, sendo a do meio reservada para o embarque e desembarque de cadeirantes. Se caso escalados para o 5305, que adota tarifa única, aí sim o desembarque pode ser feito pelo meio; com a porta de desembarque sem obstrução, a barreira que impedia o intercâmbio dos ônibus entre as linhas de Jacumã deixa de existir em tese.

Os veículos possuem ainda letreiros frontal e lateral da FRT de cor branca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a inclusão dos três veículos, a Santa Maria começa o processo de renovação de sua unidade metropolitana. A empresa pretende retirar de circulação aos poucos os seus Spectrum City, que estão próximos de completar 10 anos de fabricação, e assim portanto não devem ser repintados para o padrão metropolitano. As substituições devem ser feitas por ônibus adaptados para cadeirantes, aproximando a unidade metropolitana do padrão de qualidade de frota já adotado pela unidade Navegantes da Santa Maria.

Por Josivandro Avelar
Fotos Fábio Gonçalves

Compartilhe este post
Matéria anterior
Próxima matéria

Mais vistas do dia

Tecnobus, a fábrica de ônibus da Itapemirim
Tj Turismo com novos DD's na frota
Viação Cometa, do Papo Amarelo ao Flecha Azul LXV
Transportes Paranapuan celebra 70 anos revivendo pintura histórica
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.