OCD Holding

Apache Vip da Acari

Em 2003, a Viação Acari, recebeu 10 Caio Apache Vip sobre chassi MB OF-1721, substiuíndo Ciferal GLS Bus OF-1620. Foi uma compra inusitada, pois ela foi cliente fiel da Marcopolo entre os anos de 2000 e 2008, comprando Diversos Viales, Senior e 35 Torinos(sua ultima compra com a Marcopolo).

My beautiful picture

A compra veio através de um sócio em comum com o Grupo Rubanil, que também recebeu diversos veículos com a mesma carroceria, porém com chassi Volkswagen.
Outra coisa inusitada foi a implementação do serviço de ar condicionado, coisa que a empresa nunca teve em seus carros urbanos.

Todos os 10 foram alocados na linha 457 – Abolição x General Osório e quase nunca saíram de lá.

A única oportunidade em que rodaram fora da 457 foi quando a Viação Verdun, entrou com uma ação judicial contra a Acari alegando que a frota da linha havia crescido sem autorização. Nessa época, a empresa foi obrigada a reduzir a frota de 40 para 13 carros. Num primeiro momento só ficaram os 10 Vips mais 3 Viales sem ar.

Após isso, a empresa conseguiu liberação para voltar com sua frota normal. Porém a Verdun conseguiu outro recurso, e dessa vez, a empresa colocou apenas carros sem ar(os Torinos que haviam acabado de chegar). Com isso, os carros tiveram o ar desligado e se espalharam pelas linhas 254, 277, 650 e 607. Por curiosidade, nenhum deles, mesmo sem ar, rodou na linha 456(Norte Shopping x General Osório).

Após resolvida a situação judicial, os veículos voltaram para sua linha de origem, até o fim do seu tempo na empresa, sendo substituídos por Apache Vip II OF-1722, que operam até hoje.

Texto Rodrigo Gomes
Imagem Diego Almeida Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.