OCD Holding

Na volta para a Marcopolo, a Viação Mauá é pioneira mais uma vez

Após ter adquirido um lote de CAIO Apache Vip IV no ano passado, a Viação Mauá volta a adquirir Marcopolo, da qual é cliente já há vários anos. E a volta não poderia ser mais marcante para ela, que participa de uma importante mudança na comercialização do Torino como é conhecido.

185113

Apesar das lanternas da versão 2014, este lote da Mauá é, na realidade, do Torino S. Nesta versão a qual a Mauá é a primeira empresa a adquirir e que na prática substitui a versão 2014 do modelo (ou seja, seria já válida para as próximas renovações na Paraíba, por exemplo), vários elementos dos dois modelos são combinados; do Torino S, a saia sem a parte de baixo curvada, placa traseira acima do párachoque, o esquema de colunas das janelas e as próprias janelas das portas, baláustres de ligação entre as cadeiras e os baláustres de cima retos, entre outros detalhes. Da versão 2014, o padrão de lanternas – o cliente pode agora escolher se quer o padrão de lanternas redondas ou o atual padrão do Torino 2014; uma estratégia para manter os almoxarifados padronizados e evitar o uso de dois padrões numa frota.

Estas unidades da Mauá são encarroçadas no chassi OF-1721L Bluetec5 da Mercedes-Benz e possuem duas portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Foca-Braun, além de vidros colados, letreiros eletrônicos frontal, auxiliar, lateral e traseiro, além de ar condicionado da marca Spheros.

112

O lote já vem na pintura clássica da Mauá – em base prata, que identifica os ônibus climatizados -, e vai operar nas linhas metropolitanas da empresa gonçalense.

A Viação Mauá mais uma vez é pioneira em participar de um processo de mudança na Marcopolo, com a combinação do Torino S com o até então atual modelo. E se o clássico e popular Viale de chassi de motor dianteiro existe, é por causa dela. Até então oferecido apenas em chassis de motor traseiro, foi da Mauá a ideia de encomendar o Viale em chassis de motor dianteiro, que foi estendida em série e fez com que o modelo se popularizasse em várias cidades, como João Pessoa, onde o Grupo A.Cândido – também fiel cliente da Marcopolo – adquiriu o Viale durante quase 10 anos em suas renovações de frota.

185106

Por Josivandro Avelar
Imagens Rodrigo Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.